O Natal (aos 9 anos)

Quando era míuda, a época natalícia era sinónimo de vir a Lisboa. Vivendo numa aldeia no interior do país, vir a Lisboa era sempre um acontecimento feliz para mim. Era um fim de semana (às vezes mais uns dias) para visitar as lojas da baixa e ver as luzes de Natal, ir aos centros comerciais escolher os presentes para oferecer, passear de carro na marginal e ver os trabalhos que o meu pai andava a fazer naquela altura. Pode parecer uma seca, mas eu gostava por serem dias diferentes e mais agitados do que estava habituada. 

Lembro-me sempre dessa altura, e de um ano em específico, o ano em que saiu o primeiro filme do Harry Potter. Não me lembro se foi de propósito ou não, mas calhou ir à capital mesmo no dia em que estreava o filme. Uma amiga da minha mãe comprou os bilhetes (esgotaram num instante!), e vi o filme no cinema Londres. Foi o melhor presente que poderia ter tido. Eu era tão maluquinha por HP que até o livro quis levar para a sessão para ir acompanhando e vendo se apareciam todas as partes (o que, em boa hora, não me deixaram). Claro que não apareceram todas as cenas do livro, como é normal em todas as adaptações, mas o meu pequeno eu da altura não sabia isso. Por isso, quando acabou o filme, fiquei num misto de desilusão e de "no livro não é assim!", mas também feliz por ver as personagens que durante tanto tempo imaginei (como o Dumbledore ou o Hagrid) serem tal e qual como eu pensava. Lembro-me de explicar ao meu irmão - que era mais novo e ainda não tinha aprendido a ler - todas as partes que não estavam no filme e que, na minha cabeça, eram importantes. Passei a noite toda a rever o filme até adormecer.

Muitos natais passaram desde aí, e também muitas coisas mudaram. Mas uma tradição que se mantém desde esse ano é rever sempre algum filme do Harry Potter nesta altura.


7 comentários:

  1. Também vi o primeiro filme na altura do natal, mal estreou *.*

    r: Eu também vi esses trailers todos, e acredita que não consegues prever certas coisas. Mas tens de ver! :)

    ResponderEliminar
  2. Harry Potter tem tudo a ver com o Natal *.* Eu adoro!

    ResponderEliminar
  3. Gostei tanto de ler este texto! Imagino a desilusão de não ver o livro todo no filme. Eu só vi o filme mais tarde quando uma prima minha teve o dvd e só depois é que li o livro. O ano passado comecei a ler todos os livros e vou agora no penúltimo. Imagino sempre como será que teria visualizado as personagens se não as conhecesse já dos filmes :)

    ResponderEliminar
  4. Adoro!!! :) Eu cá ia passar o Natal à aldeia. E morei toda a minha vida perto do cinema Londres e foi lá que vi quase todos os Harry Potter. Entretanto já fechou.

    Sim, eu era a maluquinha que ia às estreias todas e ia comprar os livros à meia noite <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quer sorte! Também gostava, mas vivia na aldeia por isso não dava. :) Gostava tanto desse cinema! É uma pena ter fechado.

      Eliminar
  5. Sempre a minha tradição. Não consegui ler os livros, só o primeiro, porque gostei tanto das personagens do filme que tinha medo de me desiludir com os restantes filmes. Sei as falas de trás para a frente, a minha mãe comprava-me o DVD sempre no Natal, por isso tornou-se uma tradição, já não me lembrava de tudo que tinha visto no cinema, agora os Natais perderam um bocadinho de magia (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre li os livros primeiro e vi os filmes depois, porque é verdade quando dizem que os livros têm mais partes da história e alguns pormenores que não aparecem nos filmes. :)
      Também é uma boa tradição essa dos dvds, a mim costumavam oferecer os livros no Natal (por isso até cheguei a ter mais que um repetido).

      Eliminar