people need to calm down

Toda a gente, pelo menos uma vez na vida, já foi julgada por coisas tão parvas como o sítio onde vive ou a escola onde anda. Where some examples. Se vivem em Almada, "ganda" deserto a margem sul. Se são de Cascais são ricos. Se vivem numa terrinha têm uma mentalidade fechada. Se vêm do Porto só dizem asneiras. Se estudam medicina não têm vida. Se estudam enfermagem é porque não conseguiram entrar em medicina. Se estão em informática são nerds. Se estudam num politécnico é mais fácil. Se estão numa privada, o pai pagou-vos o curso. And so on.

Também eu já fui influenciada pelo que ouvia e eu própria também já disse alguns destes "mitos" como se fossem verdades concretas. Mas percebi que todas estas estas generalizações, para além de estereótipos totalmente rídiculos, ainda eram usados na maior parte das vezes para inferiorizar ou ridicularizar alguém. Por isso, acho que a melhor forma de acabar com estas tretas, é também pararmos de as dizer. Se nos custa ter que ouvir algo sobre nós que se baseia deduções sem conhecimento, também não deve ser muito agradável para o resto das pessoas. Por isso, muita calma nestas coisas, preocupem-se em orgulharem-se do curso em que estão e do lugar onde vivem. E se estão descontentes com isso ou têm inveja dos outros, que mudem. E isto também serve também para mim.

4 comentários:

  1. Eu não me sinto influenciada por esse tipo de estereótipos mas também os ouço. Demasiadas vezes. E não me incomodam pq eu sei o que fiz para estar onde estou e só eu conheço o meu percurso :)

    ResponderEliminar
  2. People need to calm down - essa é que é essa.. As bocas que sempre ouvi.. Sou de Alvalade, sou beta.. Sou de Lisboa, sou moura com "a mania"... enfim :) Mas faz parte. Todos acabamos por cometer gafes destas. O segredo é mesmo tomarmos consciência delas para deixarmos de as cometer!

    ResponderEliminar
  3. Não me sinto influnciada, mas concordo!! :)

    ResponderEliminar
  4. Esses estereótipos estão por todo o lado infelizmente! Eu prefiro fazer as minhas próprias verdades e descobrir as coisas por mim mesma :)

    ResponderEliminar