things change and so do we

Quando acaba um namoro, podemos referir-nos a essa pessoa como ex-namorado (embora deteste essa expressão), mas como nos referirmos a alguém que já foi nossa amiga ou amigo, e que actualmente já não a consideramos assim? Existem as pessoas que conheço, as que são minhas amigas, e outras, as mais próximas de mim, que considero os meus melhores amigos. Contudo, como categorizar uma pessoa que já foi nossa amiga, mas em quem já não confiamos, não falamos regularmente, ou simplesmente, alguém de quem nos afastámos? Volta a ser apenas uma conhecida?

Estas coisas voltaram à minha cabeça depois de ontem ter ido almoçar com rapariga que conheço desde que tinha 10 anos. Fomos as melhores amigas até perto dos 15, e mesmo quando por volta dessa idade mudei de casa, de escola e de vida, ela nunca se esqueceu de mim. Mais tarde fomo-nos afastando, porque não gostei de algumas das suas atitudes e talvez ela também não tenha concordado com algumas das minhas escolhas. No entanto, duas ou três vezes por ano voltamos a combinar um almoço ou um café. Ao principio fico entusiasmada quando recebo uma mensagem dela a combinar alguma coisa, mas quando nos despedimos e vai cada uma para seu lado, fico com uma sensação estranha. Acho que quando estamos juntas falo, falo e falo, e ela se limita a ouvir e a contar algumas coisas banais. Sou eu que faço conversa e que me interesso em perguntar coisas sobre o seu curso ou assim. Mas fora algumas pessoas que conhecemos e os momentos que partilhámos quando éramos mais novas, não me parece que tenhamos muito em comum.  E por achar que posso dizer alguma coisa que, indirectamente, tenha a ver com a vida dela e que a possa ofender, estou sempre a pensar no que hei-de dizer - parece que estou a pisar terreno minado - ao contrário das conversas espontâneas que tenho com outros amigos.

Se nos tivessemos conhecido hoje, seríamos amigas? Talvez à primeira vista, não. No entanto valorizo as pessoas que em determinado momento significaram muito para mim. E mesmo que nem sempre tenha sido assim, hoje em dia faço um esforço para estar com elas. Mas por vezes parece que se combina alguma coisa na esperança que tudo volte ao que era, o que não se verifica. Faz-me por isso sentir que estou a "cumprir calendário" e que estamos a fazer um frete em estar ali.


5 comentários:

  1. Sei do que falas porque tenho pessoas na minha vida assim. Considero-as amigas na mesma. No entanto, aquelas que já o foram e não são mais (porque já não me identifico com elas em nada), a essas não. Normalmente, se falo de um desses casos a alguém digo sempre "já fomos amigas". :P assunto arrumado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Era meu amigo" resume bem o assunto. No entanto isso gera também algumas perguntas do género "era, já não é? O que se passou?", quando na maior parte das vezes não apetece dar explicações.

      Eliminar
  2. Ando a tentar recuperar amizades que descurei no passado mas sinto que não temos nada em comum :\. Pergunto-me se terei mudado assim tanto e se realmente não temos nada que nos ligue a não ser um passado em que éramos pessoas diferentes.
    Mas sempre "amigos", afinal de contas ainda nos damos ao trabalho de passar tempo juntos e partilhar algumas histórias :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tens razão. Se ainda fazemos um esforço para nos encontrarmos, é porque ainda há amizade. :)

      Eliminar
  3. Como eu te entendo Marie! As amizades dão trabalho, temos que investir tempo e carinho nelas :)

    ResponderEliminar