in other news

Também fui à feira do livro. E embora tenha sentimentos contraditórios em relação a isto, encontrei por lá um livro que quero ler, eventualmente. E não é por concordar com o autor ou apoiar (pelo contrário) o que deve estar lá escrito. Não tenho sequer uma razão que o justifique, é apenas pela curiosidade em lê-lo. Estou a falar do livro "A Minha Luta" que apareceu à minha frente numa das bancas de alfarrabistas, embalado e com aspecto velho. Li há uns tempos que este ano os direitos de autor acabam, logo o livro passa a ser do domínio público, o que se traduz no facto de qualquer editora poder pegar no mesmo e reeditá-lo. Isto na teoria. Se é um livro de reedição proibida desde a segunda guerra mundial não me parece que vá ser assim tão simples ou sequer permitido. Quando vi essa notícia pensei "é só um livro", mas na verdade, não é. É só um livro que contribuiu para um dos acontecimentos mais negros da história da humanidade e que ainda hoje é lido e citado por pessoas que acham isso correcto. É só um livro para quem sabe os factos e as meias verdades usadas para justificar uma doutrina errada, mas isso não é uma realidade para toda a gente. Por isso, concordo com a ideia de haver uma edição com anotações sobre o que está escrito no livro, de forma a desmistificar e clarificar que o que lá está escrito não é correcto e não justifica nada. Teria o livro com as tais anotações. Mas não deixou de ser um bocado estranho vê-lo ali, ainda para mais sendo a edição portuguesa.

Fora isso, se no ano passado foi preciso um travão para me impedir de levar monte de livros, desta vez encontrei um dos que queria e de resto 'meh. Foi impressão minha, ou este ano eram menos os alfarrabistas e mais editoras? Foi o que me pareceu. Ainda assim, encontrei o Ano da Morte de Ricardo Reis e por isso saí feliz.

6 comentários:

  1. Já não compro nada numa feira do livro há imenso tempo.

    ResponderEliminar
  2. Também notei isso, eram mais editoras :S não conhecia o livro mas fiquei com vontade de o conhecer

    ResponderEliminar
  3. Fui agora pesquisar o livro e não é que conheço -- mas com outro nome - inglês - olha que estúpida que sou

    ResponderEliminar
  4. Fui a uma feira do livro no verão passado e fiquei sem perceber o alarido à volta disso, uma vez que só estavam lá editoras! Ou seja, não compensava nada comprar livros lá, compensa muito mais aproveitar promoções do continente e coisas assim...
    r: Exatamente! É a tal coisa "Há falta de melhor, os exames resolvem..."

    ResponderEliminar
  5. eu para mim isso seria muito mau :x

    ResponderEliminar
  6. Concordo. Uma edição com comentários seria o ideal.

    ResponderEliminar