if you don't have anything nice to say, don't say anything at all

Durante muito tempo - estando na casa dos 20 e pouco, posso considerar que foi durante metade desta vida - todas as minhas relações de amizade tratavam-se de me adaptar aos outros. De ser bem educada, preocupada com quem está à minha volta, de tentar agradar a toda a gente, ou pelo menos não desagradar a ninguém. E a conclusão a que cheguei há uns anos - por muito cliché que seja, é a verdade - de tanto querer ser amiga de toda a gente, acabei por me deixar ficar mal. Calei-me muitas vezes quando me devia ter defendido, pedi desculpa mesmo quando não tinha causado a ofensa e fiquei com quem não merecia ser meu amigo.

Não acho que isso fez com que ficasse revoltada com a vida ou com quem  já passou, fez sim envergonhar-me por me ter feito tão pequena e tão volátil. E essa vergonha fez-me tomar alguma consciência e mudar para que não voltasse a acontecer. Uma das coisas que mudei foi a minha atitude em relação a pessoas que são desagradáveis ou tentam fazer uma piada à minha custa: é agora bastante provável que levem que contar também. E onde me acontece mais isto é quando tentam saber da minha vida até aos limites da exaustão, porque sei que todas as perguntas que fazem "então já acabaste o curso?" ou "como é que te estás a dar no trabalho?" são apenas para recolha de dados e não por gostarem de alguém e quererem o melhor para ela. Se calhar devia andar com uma campainha que pudesse tocar quando acho que já se estão a esticar, mas acho que para algumas pessoas muito insistentes, nem isso era suficiente.

Continuo a achar que não estava completamente errada e que não é preciso ser-se "respondona" para pôr as pessoas na ordem. Mas também gostava de saber o que vai na cabeça de certa gente, será que não se preocupam com o que a outra pessoa vai pensar ou qual vai ser a sua reacção? Se o que lhes dizem as faz ficarem tristes, zangadas, virar costas ou responder torto? E não me venham com a conversa do "sou uma pessoa muito directa, digo logo tudo o que penso", porque se alguém respondesse de forma igualmente "muito directa", aposto que já era uma exagerada e mal educada.

2 comentários:

  1. Chamo a isso falta de vida própria... daí ocuparem-se tantooo com a dos outros


    www.tarasemanias.pt

    ResponderEliminar
  2. Com os anos vais começando a perceber quem vale a pena manter, ou quem te ronda por interesse. Sempre fui como tu e percebo perfeitamente a tua posição. Hoje, já não tenho tanta paciência.

    ResponderEliminar