21 dias para formar um hábito

A primeira vez que ouvi falar sobre a importância dos hábitos foi aqui, o que me levou a ler este guia mais descritivo sobre o assunto. E tudo fez sentido! Resumidamente, em média, uma pessoa demora 21 dias consecutivos a formar um hábito. E e os hábitos por si só são benéficos para mudarmos ou implementarmos alguma mudança no nosso dia a dia, porque se fizermos algo que ao principio nos custe, quanto mais tempo nos comprometermos a cumprir, a longo prazo vai custar menos porque fazemos isso automáticamente.

Existem coisas que gostava de fazer todos os dias, tais como beber água ou acordar mais cedo. Mas se são tão simples, porque falho constantemente em concretizá-las? E a resposta é: por não estar habituada e não me disciplinar para isso. Mas mesmo sabendo que tenho maus hábitos e o que fazer para melhorar, nunca consigo levar até ao fim essa mudança. Quero sempre mudar tudo de uma vez, e é verdade, não resulta. Existem hábitos que vou começando por implementar, mas basta falhar um ou dois dias para começarem as desculpas e o "recomeço na próxima semana" ou "amanhã vai ser diferente porque hoje não tive tempo". E ando nisto meses e sem haver qualquer progresso. 
 Até que, há uma semana atrás, estava a vaguear no pinterest (a procastinar, lá está, mais um mau hábito) e encontrei um pin que me levou a ver este post. Basicamente refere-se a um desafio "21-day challenge to becoming a better you", no qual a autora deste desafio se propõe a melhorar enquanto pessoa. Para isso definiu oito hábitos - tais como evitar procastinar ou parar de se lamentar - que implementou, um de cada vez, durante 21 dias, durante 6 meses. E isso fez-me pensar, mais uma vez, em todos as coisas que queria mudar, sem ser aquilo que no geral se quer - ser mais saudável, praticar exercicio, ... - mas também a nível pessoal. Para além disso, ontem também li esta crónica no P3, que reporta as conclusões a que chegou a autora ao passar 30 dias sem Facebook. Daí retirei este excerto que, de uma maneira simples, explica o que poderia começar a fazer para mudar os meus maus hábitos ou a criar novos:


Tirando conclusões de tudo o que tenho lido, escolhi os hábitos que quero implementar com mais urgência e qual a ordem por onde começar. Vou começar por me focar, não no hábito mais díficil, mas no hábito base. Claro que o hábito base poderá também ser o mais dificil, mas para mim a prioridade vão sempre ser os que podem desencadear ou ajudar a cumprir os próximos. Começo em dezembro (para estruturar bem como vou fazer e o que quero mudar) e vou reportando por aqui como me estou a sair. A lista dos hábitos que quero mudar/ implementar vão estar num separador lá em cima, assim como o progresso dos mesmos. Wish me luck.  

8 comentários:

  1. Ficarei à espera disso :) Um hábito que eu quero implementar na minha rotina é acordar um pouco cedo para fazer exercício físico ou então, fazê-lo sempre que chego a casa do trabalho mas só poderei trabalhar nesse aspecto quando estiver mesmo a trabalhar :p

    ResponderEliminar
  2. totalmente verdade!

    respondendo-te, li bem antes dos filmes sequer estarem anunciados, e eu gostei bem mais de hunger games do que divergente mas isso pronto... gostos não se discutem não é? Realmente o final de divergente, foi assim um whiplash que jasus!
    se gostas assim de distopias e tal, tens que ler Delirium.

    ResponderEliminar
  3. Olá :) Tive que abandonar o meu blog, por motivos pessoais. No entanto, criei um novo, e gostava de te deixar o link: angel-touches.blogspot.com se quiseres continuar a ler-me. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. r: sem duvida que a comina na cantina consegue ser pior. Eu acho que não conseguia ir :s

    ResponderEliminar
  5. Muito boa sorte! Por acaso já conhecia essa "teoria" dos 21 dias e acho que vou aproveitar isto para abandonar alguns hábitos menos saudáveis que me acompanham :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Descarreguei uma aplicação para o telemóvel que me ajuda verificar se cumpri ou não o hábito desse dia, se quiseres também poderias começar por aí. :)

      Eliminar
  6. Ohh que giro :) já conhecia a teoria dos 21 dias para implementar um hábito e eu própria já tenho tentado com coisas simples (comer saudável, beber água, exercício), mas a verdade é que nunca tentei com nada a nível mais pessoal, para me melhorar como pessoa. Gostei da tua ideia e acho que em 2015 começo o plano for a better me :) boa sorte!

    http://world-of-wanderlust.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Esta teoria é mesmo verdade. Tenho de começar a adoptar um estilo de vida mais saudável para tornar a minha vida ainda mais fácil e feliz :) Pequenos hábitos podem mudar imenso a nossa vida. Boa sorte!

    ResponderEliminar