7 MÚSICAS | Arcade Fire

Há quem diga que não gosta de bandas ou cantores, mas sim de músicas, e em parte concordo com isso. Mas uma banda que tenha um hit and that's it (que linda, a inventar expressões) também não me inspira grande confiança nem costuma fazer parte das minhas preferências. Assim, admito que sou pelas bandas, mesmo que algumas lancem um disco ou um música ao lado do que estou habituada, oiço na mesma tudo o que saí desse grupo e depois faço as minhas preferências. Por isso resolvi ir colocando por aqui as minhas bandas/ cantores preferidos e o meu top 7 de músicas dos mesmos, porque isto é muito amor (por vezes incompreendido) para uma pessoa só. Para começar, vou falar de Arcade Fire.

A foto pode não dar para ver todos os membros dos Arcade Fire, mas é a  minha preferida

Ora ninguém do meu grupo de amigos entende muito bem o meu gosto por esta banda. Dizem que tenho gostos esquisitos, que os bacanos são tantos que mal cabem todos no palco e que cada um toca para seu lado um instrumento diferente. O meu namorado então é o pior nestes elogios: chama-lhe Arcadas de Fogo, diz que ao vivo os instrumentos se sobrepõem à voz, que uma música deles começa de uma maneira e que a meio já é outra diferente, e que ganhavam mais de deixassem a Régine Chassagne cantar em vez do marido Win Butler (mas um dia vai fazer o esforço e vem comigo ver um concerto, eu sei que sim). 

I don't care, são a minha banda preferida desde os 17 anos (já os descobri um bocado tarde) e foram a minha banda sonora do pior verão de sempre, do verão antes da entrada na faculdade, e de outras tantas ocasiões. E gosto deles porque sim, porque gosto da sonoridade (o acordeão em algumas músicas fica tão bem!), das letras, do estado de alegria e alívio com que fico ao ouvir algumas músicas principalmente do primeiro álbum (não sei explicar porquê), e porque - embora o meu álbum preferido seja dos primeiros que eles lançaram - nunca me desiludiram nos seguintes. 

Não vou aqui escrever grandes biografias sobre eles, apenas dizer que são canadianos e do género Indie Rock e que a banda se formou em 2003 através do casal Win Butler e Régine Chassagne (os dois vocalistas), aos quais se juntaram o irmão do Win e os outros elementos. É, para mim, uma banda em que todos-fazem-tudo: não existe um baterista ou um guitarrista fixo (o mesmo elemento tanto pode cantar numa música como tocar acordeão, bateria, piano, xilofone, ou teclado noutra). Em Portugal ficaram conhecidos depois de terem dado um concerto no Paredes de Coura em 2005 que, ao que parece, foi considerado o melhor concerto desse ano em Portugal, e - segundo algumas opiniões - até do mundo.

Melhores músicas dos Arcade Fire (na minha tendenciosa e subjectiva opinião)
1. Neibourhood #1  (Funeral 2004): "You change all the leaeeed sleeping in my heeeeead" as vezes que eu cantei isto em plenos pulmões enquanto andava chateada com a minha vidinha de 17 anos;  
2. Rebelion (Lies) (Funeral 2004): a mais conhecida dos álbuns antigos e na opinião de muitos, também a melhor deles (só não ganha no meu top porque a primeira tem muita carga emocional);
3. Wake up (Funeral 2004)
4. Sprawll II (The Suburbs 2010): esta é cantada pela Régine e é fofinha e assim.
5. It's Never Over (Hey Orpheus) (Reflektor 2013): passou a repeat depois de ver pela televisão o concerto deles este ano no Rock in Rio Lisboa (o qual me arrependo todos os dias que me lembro por não ter ido);
6. Afterlife (Reflektor 2013): a música que inicialmente mais gostei deste álbum, principalmente pela letra;
7. Keep The Car Running (Neon Bible 2007)

Existem mais que mereciam ao menos uma menção como a Haiti, Wasted Hours, No Cars Go e as mais conhecidas The Suburbs e Ready To Start, mas o meu top está completo.
Como bónus (porque é super bonita e é um dos meus álbuns preferidos de sempre) aqui fica a capa do Funeral.

6 comentários:

  1. entao mas que tipo de musica gostas? :)

    ResponderEliminar
  2. Bom gosto! Também gosto bastante de Arcade Fire!

    http://world-of-wanderlust.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. eu tambem fujo um bocado ao mainstream :)

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho que começar a ouvir Arcade Fire, só ouço quando calha de me cair nos ouvidos mas gosto sempre :)

    ResponderEliminar
  5. Gosto bastante de Arcade Fire e das tuas escolhas <3

    ResponderEliminar