"bolinhos, bolinhos"

Na minha terra, no dia de todos os santos, não se pede "pão por Deus", mas sim "bolinhos, bolinhos, à porta dos santinhos". Ao qual nós acrescentámos "se não nos derem bolinhos levam com farinha no focinho". Adoráveis, eu sei. Mas não é por isso que escrevo hoje. 

Só tenho boas recordações desse dia. De juntarmos um grupo (normalmente os meus primos e o meu irmão), levantarmo-nos cedo e ir casa a casa pedir bolinhos. Mas ao contrário do nosso pedido, o que recebiamos mais era dinheiro, rebuçados e gomas, embora houvessem alguns vizinhos que nos davam os bolinhos tipícos deste dia: pão doce com nozes e passas. E divirtiamo-nos realmente a pedir os bolinhos, a pensar nos melhores percursos, a que casas ainda conseguíamos ir de manhã ou que teríamos que regressar à tarde, e no final do dia, a contar tudo o que tinhamos no saco de pano e a dividir os ganhos por igual. 

Tenho pena que hoje em dia nenhum dos putos mais novos façam isso. Que a tradição tenha acabado por agora, e que tenhamos sido a última geração a fazê-lo. Não existem tantos miúdos na terra como antes, e os que lá vivem não se juntam nos outros dias como nós fazíamos, por isso talvez não faça sentido o fazerem nesta altura. Gostava de ter hoje o papel de "vizinha" e ter qualquer coisa para dar a quem tocasse à campainha, mas as coisas são como são. Contento-me por ter passado por essa tradição.

1 comentário:

  1. O Halloween é a minha festa favorita, desde bem pequena. Eu cá sempre pedi doces. Hoje não os peço, mas mascaro-me sempre e assusto sempre algumas pessoas. Mwahahah

    ResponderEliminar