"tão depressa o sol brilha, como a seguir está a chover"

 
[foto daqui]

Hoje venho perguntar se alguém se lembra de ter uma disciplina no 2º ciclo que se chamava Formação Cívica. Vou tentar procurar o meu caderno dessas aulas, para me lembrar de mais alguma coisa que tenha aprendido por lá e que agora não me lembre. Mas entre muitas coisas, posso falar de uma aula em que a professora dessa disciplina distribuiu folhas com a letra da música "Não há estrelas no céu" do Rui Veloso. E enquanto ficámos à toa com o sentido daquilo, a "stora" meteu a música a tocar. Já a tinha ouvido montes de vezes, mas nunca tinha percebido que era sobre a fase que estávamos a passar, ou prestes a passar: a adolescência. Frases tão simples como "Por mais amigos que tenha sinto-me sempre sozinho", "Mãe, o meu primeiro amor foi um trapézio sem rede, Sai da frente por favor, estou entre a espada e a parede" ou até "Não vês como isto é duro, ser jovem não é um posto, Ter de encarar o futuro com borbulhas no rosto" fizeram todo o sentido para nós, míudos de 10, 11, 12 anos. Essa música e levou-nos a fazer comparações entre nós e o rapaz da música, e ainda a falar sobre outras tantas coisas que sentíamos e que estavam a mudar em nós. Ainda sei a letra toda de cor, e continuo a achar que ainda descreve parte do que sou hoje, mesmo tendo passado 10 anos. 

Não sei se ainda existe essa disciplina, mas espero que sim. Isto foi só uma das coisas que aprendemos lá, não era um desperdício de tempo e gostávamos muito. Debatíamos imensos assuntos, e sempre achei que, aquela hora e pouco que estávamos ali, era um local onde podíamos dizer tudo, falar das nossas dúvidas, ajudar-nos uns aos outros e compreender coisas de "crescidos" que os adultos normalmente não se davam ao trabalho de nos explicar.

8 comentários:

  1. Eu tive mas nunca foi muito a sério pois nunca nos ensinavam nada. Era quase como um tempo de recreio mas dentro de uma sala de aula. O meu irmão este ano não tem mas nos anteriores teve (5º e 6º)

    ResponderEliminar
  2. r: já eu em Moral fiz imensas visitas de estudo e o professor era o meu professor preferido pois levava a guitarra dele e ensinava-nos músicas sobre as histórias da bíblia e enquanto ele tocava nós cantávamos, era super fixe :D

    ResponderEliminar
  3. Eu não tive essa disciplina...já não é do meu tempo apesar de ainda ser novinha :p mas parece-me interessante, os miúdos hoje e dia pensam/reflectem pouco sobre o seu crescimento e os dilemas normais, passam muito tempo preocupados com questões superficiais e que não contribuem para a sua evolução como pessoa...é o que me parece! O que achas?

    Wanderlust
    http://world-of-wanderlust.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente! Na minha altura também éramos um bocado superficiais, estas aulas é que foram brutais para atinarmos um bocado. A utilizade destas disciplinas depende muito de quem está à frente delas, mas concordo que devia haver um espaço para falarem de si enquanto pessoas.

      Eliminar
  4. concordo com tudo que falas sobre a música!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) obrigado dan, a música descreve tão bem algumas situações.

      Eliminar
  5. Eu não tive esta disciplina, mas sei que existiu depois dos meus tempos de escola (e eu não sou velha, atenção ahaha). Adoro esta música por isso mesmo. E só a compreendemos quando chegamos à altura certa para a percebermos.

    No entanto já tive aulas de Seminário em que tive de avaliar o dragostea din tei. True story.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves ser só uns anos mais velha que eu, porque nós fomos uma espécie de cobaias nestas aulas. :) Niceee grande música, com uma letra tão marcante! ahaha

      Eliminar