TAG | o meu o gosto musical

Não ligo muito a TAGs, mas como foi a C. que me nomeou (nomeou ou tagou, não sei como se diz) e também por ser sobre música, decidi fazer. So, here it goes.

1. Qual o teu estilo musical preferido?
Eu diria que é indie. Mas acho que isso soa a hipster, por isso vou tentar explicar melhor. A maior parte das bandas e cantores de que gosto são considerados indie por não estarem associados a nenhuma grande editora e lançarem os seus projectos de forma independente. Como também não têm toda aquela promoção atrás, também não são os mais conhecidos. Mas por outro lado, costumam fazer músicas de acordo com a sua ideologia, e não pelo que está a vender mais agora, o que os torna pouco comerciais, que por sua vez evita que passem 38973 vezes por dia na rádio, até à exaustão. Existem bandas que já foram consideradas indie, mas que por ganharem notoridade e passarem a ser conhecidas pelo público em geral, deixaram de ser consideradas assim porque juntamente com o reconhecimento veio a necessidade de agradar a mais gente, e por isso perderam um bocado da musicalidade porque ficaram conhecidos.
Se sou daquelas pessoas que quando uma música ou uma banda começa a ficar muito comercial perde um bocado o interesse? Sim, sou. Da mesma maneira que quando o artista preferido de toda a gente passa a ser um bacano que eu já andava há meses a dizer que era brutal, mas só agora que chegou às rádios e por isso ao conhecimento geral, acho-me no direito de chamá-los à razão dizendo "eu já ouvia isso ainda vocês andavam a curtir reggaeton". Está bem, não digo isto, mas às vezes apetece-me. 

2. Qual o teu cantor ou banda preferido?
Sem pensar muito, Arcade Fire. Porque é uma banda que continua, lançamento após lançamento, a fazer as mesmas coisas que fazia desde o primeiro trabalho. Claro que gosto mais das músicas mais antigas, mas mesmo assim continuo a encontrar boas músicas nos novos trabalhos deles.

3. Qual o estilo musical que menos gostas?
Acho que todos os tipos de música são audíveis, depende das situações. Por exemplo, pimbas e kizombas são bons para as festas da terrinha, pop é bom para lavar a loiça (Super Pop perceberam? Ok, se calhar não teve piada) e para cantar quando se vai no carro ou quando se liga o rádio de manhã ao acordar. Rap e hip-hop são bons para battles com os amigos para ver quem consegue acompanhar todo o chorrilho de besteira que vai nessas letras (quem não conhece o clássico, Sabes que eu não papo grupos nem papo groupies só picanhas não venhas com um prato de cookie", ahhh a sabedoria do Regula). Só existe um estilo musical que não oiço regularmente nem consigo "encaixar" em nenhuma situação: metal e hevy metal. E homens aos gritos e com máscaras esquisitas como é o caso dos Slipknot. Mas até bandas desse género, como os Limp Bizkit e os Faith No More, têm coisas boas, por isso acrescento, depende não só das situações como das bandas e das músicas. Algumas são boas, outras fazem-me doer a alma e os ouvidos.

4. Uma música que te faz chorar.
Não uma, mas três e todas da mesma banda. Eu sei que para quem diz que gosta de indie e depois vem falar de Coldplay é a mesma coisa que dizer que ser vegetariano e comer fiambre, mas é assim que funciono. E eles já foram ao Paredes de Coura, está bem? Isso para mim é quase como um atestado a dizer que, em tempos, já foram uma banda não tão mainsteram. Posto isto, as três músicas que venho falar são a "Trouble", "The Cientist" e "Fix you". A primeira, durante anos (no qual ainda não tinha acesso frequente à internet) não soube qual era o seu nome, apenas tinha ideia que era dos Coldplay. Mas não sei porquê, sempre que tocava em algum lado fazia ressoar uma campainha qualquer que me deixava melancólica ou triste. A segunda, como não choramingar quando se houve Nobody said it was easy/ No one ever said it would be this hard naquelas situações em que se pergunta a razão pela qual as coisas não correrem como era suposto. E a última ouvi uma vez numa viagem de carro enquanto estava a ir para uma escola (da qual não gostava nada) e pronto, a partir daí a letra faz-me sempre voltar a essa viagem de carro.

5. Uma música que marcou um momento na tua vida.
Neighborhood #1 (tunnels), dos Arcade Fire. Lembro-me de ouvi-la incessantemente durante o verão antes de entrar para a faculdade.

6. Qual é a música que andas a ouvir muito ultimamente?
Esta pergunta agora chateou-me, porque ando sempre a ouvir uma música qualquer em repeat até me cansar, e neste momento não existe nenhuma assim. Mas bem, há uns tempos andei a ouvir a Flicker da Lorde em loop, e depois dessa - por causa do filme Boyhood -, a Hero dos Family of The Year também andou no mesmo vira o disco e toca o mesmo.

7. Três artistas que gostarias de ver ao vivo?
Sou uma triste porque até hoje só vi o Lenny Kravitz ao vivo. E o Lenny é outra daquelas paixões que não sei explicar. Mas limitando a três que gostava MESMO de ver, a primeira escolha é óbvia: Arcade Fire. Depois gostava de ver Pearl Jam, e consequentemente o Eddie Vedder. Se for só o Eddie também não faz mal. Por fim, gostava de ver Nirvana. Estou a brincar, era só para ver se estavam atentos. Pode ser Florence and The Machine, porque nos seus bons tempos era a coisa mais linda que existia.

8. A música que lembra a tua infância.
Todas as dos Santamaria. Há um mar à solta, nas areias deste mar/ Solta o mundo à minha volta, maré cheia e tudo gira. Ohh, que saudades. A Britney Spears com o seu Oops! ... I did it again. I played with your heart. Got lost in the game. Oh, babeeeee. Mas também houve músicas de qualidade. A "Last Kiss" dos Pearl Jam e a "Come as you are" dos Nirvana fazem-me sempre lembrar de quando ia para a praia durante as férias de Verão. 

9. Uma música que melhora o teu humor.
Todas as do Ray Charles. Em geral, as músicas da playlist "Fellin' Good" do Spotify. A Shuffle dos Bombay Bycicle Club e algumas dos Black Keys.

10. O teu filme favorito em música de banda sonora?
Esta é fácil. Into the Wild, of course.

11. Que tipo de música gostas de ouvir quando estás triste?
Como ainda não fiz aqui qualquer referencia a The National, devo dizer é capaz de ser uma das poucas bandas que suporto quando estou triste. Algumas músicas dos Temper Trap também encaixam nesta categoria. De resto, não gosto de ficar a deprimir a ouvir música.

12. Em que momento ouves mais música?
Quando estou a estudar ou a fazer um trabalho, sem dúvida. Não me consigo concentrar sem ser com música de fundo. Praticamente nunca oiço música nos transportes públicos porque vou sempre a ler (e não sou assim tão multitasking) e também porque como oiço sempre música no Spotify, logo nunca tenho quase nada no telemóvel. Para ajudar à festa formatei, sem querer, o ipod há uns tempos e ainda não carreguei mais músicas para lá.

13. Que música gostas de cantar em voz alta?
Praticamente todas. Sou daquelas pessoas que faz karaoke praticamente em todo o lado. Menos em locais considerados públicos, e onde me possa envergonhar. O que é quase sempre, porque não sou a maior pro em letras; ou invento ou faço aqueles "nanananaass" para as partes que não conheço. Para além disso, não tenho voz de fadista. Mas insisto em presentear os outros com os meus dotes musicais.



E é isto. Desrespeitei um bocado as regras e disse quase sempre mais músicas e mais bandas do que era pedido para cada uma (tenho um problema com limites e quantidades) mas até me divertir a pensar em cada pergunta. Acho que já não existe ninguém que queira fazer esta TAG que ainda não tenha feito, mas de qualquer maneira seja livres de se considerarem tagados (isto existe? Damn mais às expressões inglesas que se tentam conjugar como verbos no português) se o quiserem fazer. E deixem aqui o link se o fizerem para eu também conhecer os vossos gostos. :) Obrigada C.!

3 comentários:

  1. Como é que eu não falei de Pearl Jam quando fiz esta Tag? Em relação às músicas que se tornam muito comerciais, às vezes também sinto a vontade de dizer a frase que citaste, haha

    ResponderEliminar
  2. Gostei de ler as respostas, foi a TAG de gosto musical com respostas mais interessantes que li até agora xp

    ResponderEliminar