coisas que demorei a perceber

Bons colegas não são necessariamente bons amigos, e bons amigos não se traduzem em bons colegas. Não gosto de o admitir, mas é a verdade. Ou pelo menos, é a minha verdade. Quando entrei para a faculdade comecei por fazer grupos com quem me dava melhor, e não com quem parecia ser mais trabalhador ou organizado. Nunca quis passar às custas de ninguém por isso tanto me fazia com quem ficava, mas se pudesse ficar com quem me entendia para além da sala de aula, melhor. Só que na prática não funcionou assim. E por incrível que pareça, o que correu mal não foi ficarmos calados quando devíamos refilar com alguém, apenas porque éramos amigos e não nos queríamos chatear com a pessoa. Até porque numa amizade também não deixo de chamar a atenção para algumas coisas e dar na cabeça quando acho que está errado. O que correu mal foi simplesmente não trabalharmos ao mesmo ritmo nem com os mesmos objectivos. Foi eu querer ajudar mais do que podia para que todos passássemos. E em alguns casos, foi também um problema de egos (entre os quais o meu): cada um achava que a sua maneira de fazer as coisas era a melhor e acabávamos por fazer cada um à sua maneira, perdendo tempo a fazer as mesmas coisas em vez de dividir trabalho.

Ao longo do curso acabámos por ficar com quem trabalhávamos melhor, ignorando em parte as relações de amizade que se têm nos intervalos e fora da faculdade. E sinceramente, no meu caso foi o melhor. Há pessoas com quem trabalho bem mas não me vejo a ter uma relação de amizade quando isto acabar. Seja por coisas que aconteceram e que tenho tendência esquecer, mas sem voltar a confiar, ou apenas por não me identificar com a pessoa. Isto revela-se até nas nossas conversas, se a maior parte das coisas que falamos for sobre as cadeiras ou trabalho, existe relação para além disso? Vou ligar a essa pessoa quando tiver um problema, ou não confio nela a esse ponto? Não me vejo de todo a forçar uma relação de amizade apenas por passarmos muito tempo juntos devido a sermos colegas de trabalho. É estranho mas é assim, entendo-me profissionalmente com pessoas incompatíveis comigo pessoalmente, e guardo comigo amigos com quem não consegui trabalhar.  

6 comentários:

  1. uma das piores experiências da minha vida, o estágio estragou ou abriu-me os olhos para uma suposta amizade de anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é a questão, estragou ou revelou-se? Felizmente, mesmo com alguns problemas, não perdi nenhum amigo na faculdade. Até agora pelo menos. :) mas se tivesse acontecido, a menos que eu tivesse feito algo para provocar isso, consideraria um abre-olhos.

      Eliminar
  2. Houve uma altura no meu curso que eu apercebi-me que me devia juntar a grupos onde havia pessoas que eu sabia que tinham sempre boas notas. Não que eu me baldasse porque nunca fiz isso mas, nesse grupo era mais fácil tirar boa nota.

    ResponderEliminar
  3. Deparei-me com uma situação que me fez perceber isto há muito pouco tempo. Realmenhte nem todos os colegas são amigos, e nem todos os amigos dao bons colegas. É uma verdade que a vida nos ensina :)

    http://world-of-wanderlust.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. na faculdade tenho-me safado fazendo só trabalhos individuais ou de pares, mas no secundário tinha sorte, porque os meus melhores amigos na turma eram também os melhores alunos. Conseguíamos trabalhar todos em conjunto porque apesar de termos todos métodos e ritmos diferentes porque saber que toda a gente do grupo era responsável, capaz e trabalhador permitia-nos fazer cedências sem sentir que isso nos ia prejudicar a nota.

    ResponderEliminar