o problema de ter começado a ler Game of Thrones este ano...

... é que toda a gente acaba, de uma maneira ou outra, por contar o que ainda não sabes. E também não querias saber, porque qual é a piada de ler pela primeira vez uma história que já se conhece? 

O problema é começares a falar disso com as pessoas que já estão bem à frente na história (ainda só vou no terceiro livro) e dizeres "ah gosto tanto de personagem X". E essa pessoa fazer aquele risinho que diz implicitamente "ohhoho, tu não sabes mas essa personagem vai morrer". É que nem precisa de dizer nada. Só a cara que fazem já é um spoiler em si. 

O problema é tudo parecer terreno minado; até nos lugares onde esperavas não existirem spoilers estes aparecem. É nos post's do 9gag que parecem inofensivos e afinal têm uma piada sobre a morte de um personagem (não bastava saber que o puto estúpido ia morrer, até já sei como à pala desta brincadeira, damn it), nos trailers sobre a nova season que deve começar daqui a pouco tempo (e que por razões óbvias, não quero ver), nas imagens que aparecem de forma random em todo o lado... 

O problema é que apesar de tudo isto não consegues parar de falar disso com as pessoas que conhecem a história. Mesmo quando chegas, toda contente, e dizes "Ai, gosto tanto da família Stark" e esse mesmo indivíduo responde "Ahaha, olha que não vão sobrar muitos". Dá logo voltade de mandar o livro à cabeça da pessoa. A culpa é minha, eu sei. Mas porque é que tive que falar? Porque é que por outro lado, não consigo parar de falar nisso?

O problema é que até a série - que inocentemente comecei a ver depois de acabar os primeiros dois livros - tem spoilers. Eu já li aquilo, já sei o que vai acontecer, e ainda assim existem partes que ainda desconhecia. Suponho que apareçam mais à frente nos livros, mas deve ter feito sentido revelar logo ali. E o resultado é que agora já sei a orientação sexual de uma certa personagem. Mas não devia saber porque isso era uma coisa importante que eu devia ter descoberto no livro para poder ficar chocada com o desenrolar da história. Agora não estou nada chocada e quando isso aparecer a minha reacção vai ser "big deal, conta outra que essa já sabia".

(até a procurar uma imagem para colocar aqui fui a medo e tentei não focar muito nas imagens para não descobrir mais spoilers)

Que saudades do tempo do Harry Potter em que lia à medida que os livros iam saindo e não tinha spoilers de ninguém sem ser daquele amigo geek que lia os livros em inglês.

5 comentários:

  1. Eu só acompanho a série, mas o meu namorado anda a ler os livros e já estou um bocadinho farta de ouvi-lo falar disso é que sem querer vai dizendo coisas que ainda não aconteceram na série.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, só percebi que a série não reproduz fielmente os acontecimentos como acontecem nos livros tarde demais. :)

      Eliminar
  2. tens 2 hipóteses, vês a série toda e não lês nada... Ou fechaste em casa e fazes uma temporada de leitura

    ResponderEliminar
  3. Yup. Eu estou agora a terminar o quinto livro e, mesmo assim, levei com imensos spoilers que me deixaram fula. A série nem vejo, enquanto não terminar os livros nem lhe toco porque já sei que eles alteram coisas e saltam entre livros. Aliás, o Martin já contou spoilers sobre os próximos livros aos produtores e não sei se a temporada que estreia este ano não vai ter já detalhes do sexto livro. O que me vale é que os spoilers que as pessoas que vão contando costumam ser tão mal contados que quando vou a ler percebo que afinal não aconteceu nada daquilo que me tinham dito.


    eu no meio disto tudo só me preocupo com uma coisa: o Martin já disse que o Winds of Winter (o sétimo livro) não vai sair em 2015 como estava previsto. Ora, depois desse livro ele ainda planeou escrever um outro que se vai chamar não sei quantas os Spring. O homem já não vai para novo e é obeso, tenho medo que lhe dê um ataque qualquer e ele morra antes de terminar de escrever o último livro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pensava que dava para ir vendo a série à medida que se liam os livros. WRONG. Agora vou fazendo a colecção dos livros e só no final começo a ver a série. E se é como dizes, se a última temporada já vai conter coisas de livros que ainda nem saíram, ainda pior!

      Quanto à tua preocupação, partilho da mesma opinião que tu. O homem cada vez adia mais a publicação dos novos livros, às tantas ainda lhe acontece alguma coisa e depois fica a história a meio. Ele que se cuide e se despache que agora interessei-me pela história e não vou parar. :)

      Eliminar