as saudades de receber cartas no correio e como combatê-las

Quando era miúda escrevia, durante as férias de Verão, cartas às minhas amigas. Recebia, igualmente, a resposta a essas cartas, que falavam sobre o que tínhamos feito nesse tempo, os lugares que visitávamos, ou até as saudades que tínhamos da escola, dos intervalos e horas de almoço em que passávamos juntas. Para além de cartas, mandava também postais dos lugares onde passava férias, ou até bilhetes à minha vizinha. Esses bilhetes tinham até um carteiro especial, o meu pai, que antes de ir a algum lado passava sempre por casa da minha vizinha para lhe deixar o meu bilhete. Hoje em dia vejo que tenho um pai paciente e fixe, porque a distância que separava as nossas casas era tão mínima que ele poderia simplesmente ignorar os pedidos de uma miúda de 8 anos. Mas ainda bem que não o fez.

Guardo todas as cartas, postais e bilhetes que recebi, de uma troca de correspondência que parece ter sido há uma eternidade. Hoje em dia nem cartas do banco recebo. Também tenho saudades dos postais de Natal, que se recebiam de familiares que viviam longe ou que vinham junto com os presentes. A única coisa que recebo por essa altura são sms, daquelas que foram escritas uma vez e enviadas, sem personalização, para um monte de contactos. Por tudo isto - saudades de escrever a alguém, receber também algo de volta, estar chateada com a forma como se deseja um Feliz Natal nestes dias - quando vi esta iniciativa, claro que corri a escrever-me. Os detalhes estão todos no link, mas resumindo: é a Ursa que organiza (tenho a certeza que conhecem o blog, ou se não conhecem deviam) e é uma espécie de postcrossing misturado com amigo secreto. Ou seja, inscrevemo-nos (só até dia 30!), e esperamos que nos seja atribuído uma pessoa a quem temos que escrever um postal. Por sua vez, o nosso nome também irá calhar a outra pessoa, que terá o mesmo trabalho. No final, todos recebem um postal, whoohoo! Leiam as instruções com atenção e participem. Também é a primeira vez que o vou fazer, por isso as minhas expectativas são altas.

(à pessoa que, eventualmente, possa ficar com a tarefa de me enviar um postal, aqui fica a dica - para o caso de passar despercebido - gosto muiiiito de Harry Potter)

4 comentários:

  1. A iniciativa é super engraçada! Infelizmente nunca tive essa prática de enviar e receber cartas mas sempre imaginei como deveria ser tão bom ir ao correio e ter algo escrito especialmente para mim :). Acho que vou participar!

    ResponderEliminar
  2. Ai, vou participar! Acho a ideia o máximo!!! :) adorei.

    Tens a certeza que não somos amigas? Fazia o mesmo que tu quando era mais nova!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Humm, olha que não sei. Mas a menos que tenhas nascido numa aldeia do centro do país, acho que infelizmente não. :)

      Eliminar