one does not simply watch the movie before reading the book

Sou aquele tipo de pessoa que não vê um filme ou série - baseada num livro que queira ler - antes de ler esse mesmo livro. Nunca. Jamais. E amaldiçoo o dia em que isso acontecer (ok, já aconteceu, but i learn from my mistakes!). Para mim nada substitui aquela primeira leitura, em que se imaginam os lugares, as personagens, e até a história em si, de uma diferente do que aquela que, provávelmente, o filme mostra. E para além disso, também existe a vertente "spoiler". Se vir o filme ou série primeiro, já sei o que vai acontecer no resto do livro. E vai ser uma seca, porque não vou ficar naquela espectativa de querer saber o final e de não conseguir largar o livro, nem mesmo quando estou a jantar ou se, por acaso, até deveria estar a dormir. 

O filme antes do livro estraga-me a vontade de ler. Mesmo que depois digam, "o livro explica muito mais coisas" ou "vale a pena ler o livro, apesar de já saberes o final, porque há coisas que são diferentes" não vai ser a mesma coisa, por isso não me chateiem. Eu vejo o Game of Thrones quando tiver despachado os livros (e estive a contá-los hoje, são uns 10, por isso a minha previsão é que ainda será um processo demorado) e também não vejo Maze Runners sem ter lido sequer o primeiro livro (que está em espera a seguir aos 10 livros anunciados anteriormente). Eu sei, um bocado esquisitinha. Mas levo as leituras muito a sério. 


3 comentários:

  1. Sou tal e qual! Ver o filme primeiro retira toda a imaginação ao ler o livro depois

    ResponderEliminar
  2. também costumo fazer isso ;) leio 1º e dps vejo o filme

    ResponderEliminar
  3. Eu perfiro ver primeiro e ler depois. Porque se ler primeiro nunca vou gostar da série ou filme em questão, mas se vir primeiro acabo por gostar das duas formas de contar a história.

    ResponderEliminar