já ia dizer mal, mas depois pensei melhor



Quando me falam em audiobooks, parte do meu cérebro responde "that is sooo stupid", mas pensando bem, é mesmo? Quando somos pequenos e antes de sabermos ler, também o fazem por nós, da mesma maneira que ouvimos as histórias que os avós ou os pais contam de cor. Não ficamos a saber a história na mesma, não conseguimos igualmente imaginar por nós os cenários e as personagens? Para quem tem problemas de visão, poderá também ser muito útil. E o facto de cada vez mais, as pessoas em geral, aderirem a esse tipo de leitura faz com que haja mais livros disponíveis neste formado, o que é especialmente importante para o grupo de pessoas que referi, I guess. 

Se contam como leitura? Bem, isto não é uma corrida, e não somos crianças para andar a contar quem lê mais ou menos. Acho que é uma discussão tão válida como quem nasceu primeiro, a galinha ou o ovo. Afinal, uma história, seja escrita ou ouvida, não é sempre a mesma? O que muda não é apenas o meio?

Pessoalmente, embora já tinha lido dois ou três livros em formato digital, não me vejo a preferir alguma vez um livro físico ao e-book, quanto mais uma audição em vez da leitura. Mas tudo isso pelos mesmos motivos pelos quais existem pessoas que têm uma colecção enorme de dvds ou cds: posso chegar à prateleira, olhar para o que tenho e escolher um para ler, sem ter que procurar nas mil e quinhentas pastas no computador. Da mesma maneira que gosto dos vinis que o meu pai ainda conserva. Claro que posso ouvir as músicas que eles contêm através de numa pesquisa rápida no youtube, mas bem, não é a mesma coisa. Ter um livro de que goste no formato físico é satisfatório, pelo menos para mim. E não conseguiria ouvi-lo da mesma maneira que o leio, porque não estou habituada a isso. Ia distrair-me a olhar não sei para quê, não ia conseguir estar quieta num canto apenas a absorver o livro, porque simplesmente não tenho a skill da audição apurada para isso. Da mesma maneira que acho os e-books bons para ler livros que não estou interessada em ter, ou não sei se valem a pena ter, os audiobooks também devem ser usados para quem lhes encontre alguma utilidade. Inclusive, alguns livros em formato áudio são narrados pelo autor do mesmo, o que até deve ser giro de ouvir.

2 comentários:

  1. Pessoalmente não gosto mas não acho que seja melhor ou pior... :)

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz uso de audiobooks e e-books é coisa muito rara que uso, só mais em livros técnicos que preciso de ler por algum motivo e que são demasiado caros em formato físico, de resto prefiro sentir o cheiro dos livros e a textura das páginas :D

    ResponderEliminar