old fashion instagram

Na altura em que ainda era uma adolescente florescente e como rede social só havia o hi5, existiam ainda outras duas plataformas das quais eu gostava: o blogger e o fotolog. O blogger toda a gente sabe o que é, enquanto o fotolog era uma espécie de instagram, mas apenas acessível pelo pc (na altura nem haviam telemóveis com wi-fi). E era tão fixe! Basicamente, cada pessoa podia publicar (acho que no máximo) três fotografias por dia, e cada fotografia costumava ter uma descrição em baixo (que usualmente era enooooorme pois muita gente fazia daquilo um blog). Por baixo da descrição era onde apareciam os comentários, e no lado direito havia uma lista das outras pessoas que seguiam esse utilizador e das pessoas que ele seguia. Isto aparentemente parece a coisa mais básica que existe, mas deviam ver a qualidade das fotos que os utilizadores portugueses colocavam por lá. Miúdas entre os 13-17 anos (que era a idade que eu também tinha) a fotografarem coisas com interesse (sem selfies ou coisa que o valha), sem imagens rascas de telemóveis e com cameras point and shoot (cuja qualidade não era a melhor na altura, mas era razoável) ou até com as mais profissionais DSLRs. Havia quem tivesse também as Lomo; essas revelavam as fotografias, digitalizavam e mostravam-nas na mesma. Não era tanto sobre a qualidade da foto em si, mas sim sobre a composição e das histórias que vinham com a fotografia.


Ainda hoje fico com a impressão de que já vi determinado utilizador do instagram em algum lado, e depois é que me lembro que sim! Essa pessoa também tinha fotolog quando era mais nova. Fico contente quando vejo que essas pessoas (algumas delas agora com contas instagram bem conhecidas) continuam a fotografar mais e melhor. E acho que para muita gente que tinha fotolog, o gosto pela fotografia começou aí. Não conheço muitos miúdos de agora que percam tempo a perceber como uma fotografia se tira ou que poupem uns trocos para comprar um filtro, uma lente mais adequada ou até uma máquina melhor (até acham parvo se gastar tanto dinheiro numa máquina fotográfica). Mas back in the good old days, era bastante comum, pelo menos no fotolog, falar-se sobre programas de fotografia, filtros (nas próprias máquinas, não nos programas de edição), discutir-se sobre as partes técnicas da fotografia que tinham tirado ou sobre o dinheiro amealhado para comprar determinado material. Claro que também se falavam de outras coisas. Era uma espécie de blog, mas em vez de ser a escrita o foco, era a fotografia que importava e o texto vinha em complemento (que por vezes nem estava directamente relacionado com a foto).


O meu gosto por fotografia, para dizer a verdade, nunca foi aquela paixão que me fizesse perder muito tempo a aprender os conceitos da mesma ou a querer desesperadamente uma máquina fotográfica. Foi mais um interesse que tive por também ter feito parte dessa comunidade e admirar esses utilizadores que fotografavam tão bem. E faz falta uma rede social assim. O instagram, no fundo, é parecido. Mas existe ali um intervalo entre o instagram e o Olhares (por exemplo) que era preenchido pelo fotolog. Não era demasiado informal como o instagram, no qual se mete um gosto e se passa à frente, nem  extremamente profissional e focado somente na fotografia, com o Olhares. Era na medida certa.

1 comentário:

  1. adorei este post porque passei pelo menos e sou uma aficionada pela fotografia tb!

    ResponderEliminar