agora que já passou é que vou falar

Desde que posso votar (e já lá vão uns anos) fui sempre fazê-lo sem desculpas. Talvez ajude o facto de os meus pais serem pessoas que ligam a política e que falem, talvez demasiado, nesse assunto, mas cresci a achar que as eleições e o acto de ir votar era algo realmente importante. Nem só a nível de estado, mas todas as eleições (para a associação da escola, presidência da universidade...), todas as decisões que dependem do voto de alguém são a meu ver importantes. Não só elegem ou defendem uma posição, como talvez contam para perceber como vai um povo. Se o Kanye West, ou até o Donald Trump, ganharem as presidenciais de 2020, o que diz isso sobre o povo americano? E, apesar de muitas pessoas estarem incrédulas com o facto de o PAF ter ganho sem margem para dúvidas, isso não é um "abre-olhos" para como as pessoas se sentem de facto em relação a quem está à frente do país?

Votei sempre e nunca votei em branco. Mas esta foi a única vez em que, até ao dia anterior, não tinha a certeza do partido em que iria colocar a cruz. Não me apetecia realmente votar em ninguém e não acho que entre os dois grandes partidos haja uma grande diferença, embora os restantes também não me dêem confiança. Ainda assim votei e não fiquei contente ou triste com o resultado. Não é que não queira saber e seja indiferente. Só acho que o resultado não vai mudar nada. O que aconteceu ao entusiasmo, às pessoas ficarem contentes por um novo ciclo e à esperança renovada num país melhor? Hoje em dia parece que andamos no ciclo eat, sleep, repeat, e resignamo-nos ao que temos. Amanhã vai ser um dia igual aos outros e é quase como se as eleições nem tivessem acontecido. Se o outro partido tivesse ganho haveria o mesmo cenário. Não digo que o necessário seja começar uma revolução para abanar isto tudo, mas bolas, às vezes parecemos zombies a vaguear de um lado para o outro. Votar já é mexer um rabo para decidir alguma coisa, mas ainda assim precisamos de mais. Muito mais.

(e sobre quem nem sequer vai votar esta é também a minha opinião)

Sem comentários:

Enviar um comentário