marieistat


Se disser que, numa semana, vi todos os vídeos que existiam num determinado canal do youtube, provavelmente vão pensar que não tenho mais nada para fazer. And you are right, nessa semana não tinha, mas mesmo que tivesse, os vídeos eram realmente interessantes e eu ia vê-los como quem não consegue parar de comer um pacote de bolachas. Antes de mais, desde que comecei a ver vídeos no youtube, há um padrão que noto seguir: descubro (por vezes de forma totalmente aleatória) um canal, vejo um vídeo, se gostar mesmo muito do mesmo passo a ver outro, e se continuar ao mesmo nível, é quase certo que nas semanas seguintes corro todo o conteúdo desse mesmo canal. Até escreveria sobre cada um dos canais que têm essa característica, mas por agora quero falar do Casey Neistat.

Já mostrei os seus vídeos ao meu namorado, ao meu irmão, a praticamente todos os meus amigos, e como fiquei sem pessoas com quem falar disto, vim para aqui partilhar também. O Casey é youtuber/film maker/snapchater e recentemente, daily vlogger. Na altura que encontrei o canal ele não fazia vídeos diários (como desde há cento e poucos dias), por isso, quando acabei a maratona de vídeos da sua autoria, fiquei com aquela sensação de vazio que se tem quando se acaba um livro ou uma série muito boa. Até que, há uns meses atrás, foi publicado um novo vídeo ao qual bati palminhas ainda antes de saber do que se tratava (isto porque ele publicava esporadicamente, às vezes nem chegava a um vídeo por mês). Era precisamente este vídeo, a anunciar que iria começar a fazer vlogs diários. E a partir daí até hoje ainda não falhei um único vídeo.

O Casey era aquela pessoa que eu contrataria para fazer o vídeo do meu casamento (se eventualmente um dia me tornasse milionária e pudesse contratar alguém com a fama que ele tem). Era o film maker que eu queria que fizesse um vídeo sobre Portugal, só para ver isto do seu ponto de vista. Só porque sabia que ele iria surgir com algo brilhante, engraçado, parvo, craaaazy e ao mesmo tempo, com conteúdo. Não consigo explicar concretamente, mas o estilo de filme dele é reconhecível em qualquer lado quando nos habituamos. Tão reconhecível que há quem (em vão) o tente imitar ou procurar "inspiração" (Jacks*coof*Gap) no que ele produz. Escreveria mais sobre quem o Casey é, mas em vez disso vou fazer uma espécie de lista dos melhor que ele fez, porque é através do seu trabalho que o mostra.

  • Draw My Life - primeiro que tudo, este vídeo. Num resumo, o Casey foi um miúdo problemático que engravidou a namorada aos 16 anos, foi pai aos 17, viveu numa roulote e trabalhava como lavador de pratos para se sustentar e à sua família. A partir daí até chegar onde está hoje só posso dizer que o filme fala de todas as partes e que é uma história inspiracional.
  • My Kid and Me -  o Owen é o filho do Casey. Este vídeo é sobre aquela altura em que os filhos se afastam dos pais, mais ou menos quando se entra na bonita (not) fase da adolescência. A maioria dos pais que conheço encolheram os braços nesta altura e esperaram que passasse. O Casey levou o filho a Machu Pichu.
  • Crazy German Water Park - ainda sobre "as aventuras do Casey e do Owen", este é o vídeo mais visto do canal. Nem o Casey percebe muito bem porquê.
  • My Girlfriend Candice - não é um filme sobre a Candice, a mulher do Casey. É O filme! Não, agora a sério, antes de verem os próximos dois, esta é a história de amor que têm de ver. Não é mostrada de uma forma super lamechas em que se ouvem os violinos atrás. É sobre uma viagem e uma reconciliação.
  • A Love Story 8 Years in the Making - vi um número infinito de vezes e chorei copiosamente na maior parte delas. As histórias de amor são sempre bonitas mas esta, por ter o Casey e a Candice como protagonistas, é ainda melhor.
  • Marriage Confession - sei que é o terceiro vídeo que acaba por ter a Candice como protagonista, mas é também um dos meus vlogs preferidos porque se vê um outro lado dela como profissional e pessoa (e a atitude da Candice de zero fucks given é sempre priceless).

Acho que deveria ter posto mais diversidade na minha lista, mas estes são realmente os meus preferidos. Podem ainda ver o anúncio que fez para a Nike (que foi o primeiro vídeo que vi dele), ou este para a Mercedes e ainda para a J. Crew (que ensina a viajar em com estilo); a homenagem ao Steve Jobs ou até este vídeo de serviço público sobre as pistas de bicicleta em Nova Iorque. Gosto também dos seus vídeos de "do it yourself", mas admito que doí um bocado ver uns RayBan a serem customizados desta forma, ou uma mala nova a ser pintada para que não se perca mais tempo no aeroporto. Por fim, para as pessoas sensíveis a nível de equipamento fotográfico, podem não ver isto como um improvement, mas sim como um atentado. Eu acho que até ficou melhor assim. 

Neste momento, e desde há um ano e tal, a actividade enquanto film maker ficou em standby pois o Casey, que tem já trinta e quatro anos, decidiu criar uma nova empresa. Empresa essa que ninguém sabia do que se tratava até há cerca de um mês atrás, depois de ele ter revelado que se ia chamar Beme e tinha como objectivo criar uma aplicação mobile para partilha de fotos e vídeo com o mesmo nome. Ninguém (oficialmente) sabe ainda no que vai consistir e que se forma vai ser diferente ou semelhante às aplicações que já existem para esse efeito. Os vlogs diários foram a forma mais brilhante e eficaz de publicidade que vi nos últimos tempos. Como todos os dias vemos a sua equipa, o seu local de trabalho e ouvimos falar do que vai ser (o que demorou meses a ser revelado e ainda não sabemos nada em concreto) a expectativa aumentou e quando a aplicação for lançada, adivinhem quantas pessoas a vão descarregar a mesma. Para além disso, com os vlogs ainda mostrou outros aspectos da sua vida ao mesmo tempo que continuou a fazer vídeos (o que sempre foi o seu dream job antes desta empresa). Se gostam de Nova Iorque ou já tiveram a sorte de a visitar, vão matar saudades em cada um dos seus vlogs e até descobrir coisas que só uma pessoa que lá vive há anos sabe.

Comecei a escrever isto há uns meses e obriguei-me a acabar o texto porque, ao que tudo indica, a aplicação deve ser lançada para a semana. E tenho quase a certeza que vai ser viral, porque para além do Casey há outras pessoas envolvidas nesse projecto (como a Karlie Kloss, o Jerome Jarre, FunForLouis, etc). Provavelmente vai ser tão conhecida um dia como o instagram ou o facebook. Eu tenho grandes expectativas sobre isso. Entretanto, gostava que mais gente conhecesse o Casey antes do boom que vai ser daqui a uns tempos. Gostava que vissem a pessoa que esteve por trás de algo que ninguém sabe em concreto o que vai ser mas que deve ser grande. Para além disso, se querem procastinar, nada melhor do que ver uma pessoa que não o faz, com o bónus de aprender alguma coisa em qualquer vídeo. Nem que seja sobre o que é uma hoverboard.

1 comentário:

  1. Partilho a mesma forma de pensar que tu, se gostar mesmo de um vídeo vou ver o a seguir e todos os outros!
    Sofro do mesmo, nunca encontro o nude perfeito, mas gostei deste da Wet n Wild, é um pouco acastanhado mas há da mesma colecção cores mais claras! E quero muito tentar essa da Kate Moss, eu gosto dos nudes com um rosa como base :)
    P.S. Experimenta o "03 Come Naturally" da colecção nova de batons da Essence que são só nudes!
    Beijinhos
    www.walldrawingss.blogspot.pt

    ResponderEliminar